sexta-feira, 15 de março de 2013

Frevo .

              Imagem sobre o  Frevo - Um dos melhores ritmos de Pernambuco.

Principais Ritmos do Brasil .



O Brasil é um país rico em principaisritmos musicais que foram criados pelos povos antigos brasileiros  e que têm uma enorme repercussão no país e no mundo até os dias de hoje através de suas principais origens  , fazendo com que cada geração levasse adiante os ensinamentos e origens musicais que tiveram. Toda essa mistura de ritmos faz com que o Brasil tenha uma cultura muito rica e diversificada entre suas diversas origens. Esses gêneros foram influenciados por muitos ritmos e principais culturas de cada região brasileira. Conheça um pouco mais os ritmos brasileiros e suas origens.

Bossa Nova

É considerada um ritmo musical derivado do samba que teve principais influências do jazz de origens americanas. Surgiu para os brasileiros no final da década de 50 no estado do Rio de Janeiro e com o passar dos anos, a bossa nova se tornou um dos movimentos mais influentes da história da música popular entre brasileiros com cantores com origens e conhecidos mundialmente.

Frevo

Dançarinos de frevo
É um ritmo musical que foi criado com origens no estado de Pernambuco pelos brasileiros, em Recife e é uma mistura dos ritmos maxixe, capoeira e marcha. O frevo surgiu no final do século XIX e se caracteriza por um ritmo acelerado, muito praticado na época do carnaval. Junto com o ritmo musical, o frevo é acompanhado de uma dança característica que foi influenciada pela capoeira. Nas danças as roupas são coloridas e há o uso de sombrinhas coloridas e há em torno de 120 passos.

Maracatu

Dançarinos de maracatu
É um ritmo musical de origens religiosas e negra, nascida e com origens de Pernambuco, em que os negros dançavam juntos com os reis do Congo, em festas religiosas em homenagem a padroeira Nossa Senhora do Rosário. Mas, com o passar do tempo o maracatu perdeu a sua origem religiosa e se tornou um ritmo do carnaval. Nos desfiles não há enredo e sim ritmos de tambores e os integrantes vão à frente do grupo o rei e a rainha, príncipes, embaixadores, dançarinas e indígenas.

Forró

Músicos de forró
As origens do forró vieram do forrobodó que significa “pagode divertido”. No início o forró era bem animado, pois se tocava muitos ritmos musicais como xaxado, xote, quadrilha e baião que fazem parte nas principais festas juninas. Sua origem veio do nordeste do Brasil e os principais instrumentos utilizados são: o acordeão, zabumba, triângulo e sanfona.

Samba

Roda de samba
O samba tem principais origens de vários ritmos africanos que no século 20 evoluiu e foi ganhando várias formas e títulos como o samba canção, samba de breque, samba enredo e o mais atual, pagode. O samba é um símbolo dos brasileiros por conta do carnaval do Rio de Janeiro.

Axé

É um dos principais ritmos brasileiros de origens baiana criado na década de 80 durante as épocas carnavalescas muito animadas de Salvador. Trata-se de uma mistura de forró, maracatu, calipso, reggae e frevo. O nome axé tem origens da umbanda e do candomblé que para eles significava as principais energias positivas.
Entre esses principais ritmos brasileiros, a cultura brasileira possui muitos outros como o xote, fandango, vanerão, lundu, maxixe, coco, xaxado, baião e muitos outros, responsáveis por esta cultura tão diversificada e maravilhosa que faz parte dos brasileiros e suas origens.

Aqui , um vídeo criado pelo Criança Esperança no ano 2009 , falando sobre Ritmos Regionais Brasileiros . http://www.youtube.com/watch?v=u_svYG5KOJk